Publicação brasileira técnico-científica on-line independente, no ar desde sexta-feira 13 de Agosto de 2010.
Não possui fins lucrativos, seu objetivo é disseminar o conhecimento com qualidade acadêmica e rigor científico, mas linguagem acessível.


Periodicidade: Semestral (edições em julho e dezembro) a partir do inicio do ano de 2013.
Mensal entre 13 de agosto de 2010 e 31 de dezembro de 2012.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Balanço do mês de dezembro de 2011 - Para entender a história...


Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 2, Volume dez., Série 31/12, 2011, p.01-03.


No mês de dezembro, como aconteceu no ano anterior, devido às férias escolares e ao período de festas, recebemos 63.430 visitas, porém, totalizando um recorde de visualizações desde 13 de agosto de 2010, mais de 1 milhão (1.000.000) de acessos em 1 ano e 5 meses de vida da publicação.
Não se trata do registro de 1 acesso por cada artigo visitado, mas, segundo o contador do Google, acessos reais à publicação, pois independente do numero de artigos visitados, o contador registra apenas uma visita por usuário.

O ápice de acessos do mês de dezembro foi registrado no dia 12, quando tivemos 3.371 visitantes em único dia.
Após esta data a média de acessos diários caiu para 1.600.

Neste mês recebemos e publicamos uma colaboração de autoria de:
1. Adriana Costa, com um artigo sobre a Revolta dos escravos de Carrancas, uma rebelião do período regencial.

No espaço reservado a publicação de artigos dos membros do conselho editorial e convidados, além do artigo mensal do editor, tivemos a participação de:
1. Profa. Dra. Mary Del Priore, membro do conselho editorial, com um ensaio questionador sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho.
2. Prof. Bruno Albuquerque Acrignoli, convidado especial, através de um texto na sua área de especialidade, abordando a questão dos desafios atuais da tecnologia educacional.
3. Prof. Dr. Wanderlei de Oliveira Clarindo da Silva, membro do conselho editorial, com um artigo sobre o racismo em Cuba.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer, como sempre, as colaborações e parabenizar todos que já participaram da publicação pelos textos, estendendo o convite aos demais leitores para remetam artigos para submissão.

Os interessados devem enviar artigos dentro dos parâmetros fixados nas normas de publicação disponíveis no link “Colaborações”.

Uma novidade é a vinculação da publicação com cursos extracurriculares que emitem certificado, assinados pelo editor, alguns gratuitos e outros com valores reduzidos que irão ajudar a manter o site funcionando.
Para participar de um destes cursos basta utilizar o link em vermelho que remete aos cursos no inicio da página no canto direito, abaixo do contador; ou ao final dos artigos e ainda no rodapé, antes das palavras-chave.
Contamos com a colaboração dos leitores para ajudar a manter os custos de Para entender a história...
Gradualmente mais cursos serão oferecidos, inclusive gratuitos que servem de amostra para que o leitor possa verificar a qualidade e eficácia do método pedagógico.


Mudando o foco, como sempre, outro dado interessante em dezembro foi o aumento no número de seguidores, subiu de 144 pessoas para 160.
Para os leitores que ainda não estão seguindo a publicação, lembramos que basta clicar no link “participar deste site” e aceitar as orientações decorrentes.
Os seguidores ficam informados sobre atualizações e ajudam a trazer maior prestigio a publicação com sua ilustre presença.

Finalizando este mês de dezembro, novamente agradecendo os leitores que votaram na publicação junto ao prêmio Top Blog, recebemos como premiação o selo TOP 100 na categoria educação.

Neste mês de dezembro, as postagens mais populares, respectivamente, com o nome do autor e numero de acessos, foram:

01. Educação, família e sociedade: Fábio Pestana Ramos (8.344).
02. A revolução francesa foi causada pela fome: Fábio Pestana Ramos (2.400).
03. 1964: o golpe de Estado e a ditadura militar: Fábio Pestana Ramos (957).
04. A educação no Brasil Império: Fábio Pestana Ramos (822).
05. Os astecas e os sacrifícios humanos: Marcus Vinicius de Morais (779).
06. A formação do planeta terra e características geográficas: Fábio Pestana Ramos (772).
07. A passagem da antiguidade para o feudalismo: Fábio Pestana Ramos (742)
08. A revolução cubana e suas implicações: Eliane Santos Moreira (519).
09. O imperialismo europeu no continente africano: Victor Mariano Camacho (300).
10. História e Geografia e sua importância em sala de aula (273).

Lembramos novamente que no mês de novembro a sistemática de publicações foi parcialmente alterada, o editor passou a publicar apenas um artigo no inicio do mês, abrindo a edição do volume, independente do dia da semana, esporadicamente publicando outros artigos aos sábados.
As segundas-feiras e terças-feiras ficaram destinadas à publicação de colaborações, abrindo um espaço maior para divulgação de novos artigos de leitores.
As quartas-feiras e quintas-feiras ficaram reservadas para a publicação de artigos de membros do conselho editorial e convidados.


Agradecemos os leitores e desejamos um bom divertimento.


Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.
Editor de Para entender a história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para debater ideias e sugerir novos temas.
Forte abraço.
Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.