Publicação brasileira técnico-científica on-line independente, no ar desde sexta-feira 13 de Agosto de 2010.
Não possui fins lucrativos, seu objetivo é disseminar o conhecimento com qualidade acadêmica e rigor científico, mas linguagem acessível.


Periodicidade: Semestral (edições em julho e dezembro) a partir do inicio do ano de 2013.
Mensal entre 13 de agosto de 2010 e 31 de dezembro de 2012.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Tudo é história? Então...vamos embarcar juntos nesta viagem!

Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 1, Volume ago., Série 13/08, 2010.

Estou iniciando este blog para incentivar a leitura de textos que relatem um pouco sobre a verdadeira história ou, em outras palavras, a verdade por trás da dita história oficial.

Bom o dia escolhido para iniciar, não... justamente uma emblemática sexta-feira 13.

Como historiador, vou postar aqui curiosidades e debater os fatos com meus leitores.

Todos os textos serão inéditos e de minha autoria, esteja a vontade para ler, mas se for utilizá-los deve citar a fonte, sob pena de infringir a lei de direitos autorais. Sou contra o plágio, um crime punido pela legislação brasileira.

Caso tenha perguntas ou dúvidas relacionadas à história ou educação, esteja à vontade para usar este espaço para esclarecer seus anseios.

Na foto estou em Lisboa (Portugal) ao lado da estátua do grande poeta Fernando Pessoa, na época do doutorado vivi por lá um tempo, graças a uma bolsa de pesquisa da FAPESP, com algumas passagens pela Espanha e França.


Era praticamente o que se poderia chamar um rato de arquivo, todo dia de segunda a sexta cumpria a rotina de vasculhar o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, o Arquivo Histórico Ultramarino, a Biblioteca da Marinha portuguesa e a Biblioteca Nacional de Lisboa em busca de documentos dos séculos XV, XVI, XVII e XVIII para sustentar minha tese.

Um gosto que adquiri com minha orientadora, a professora doutora Mary Del Priore, a quem considero minha mãe intelectual, ainda hoje uma grande amiga e meu ídolo.

Ainda quando estava terminando o doutorado, defendi a tese com 26 anos, fui convidado a lecionar em uma grande universidade privada, iniciando minha carreira docente.

Assumindo a vaga como professor universitário continuei a fazer minhas pesquisas por conta própria publicando os resultados em livros que escrevi sozinho ou com outros colegas.

Relato um pouco da minha trajetória de vida como historiador para que todos saibam que as informações que divulgarei aqui são sérias e dignas de crédito.

Em outras postagens falarei um pouco mais sobre esta minha trajetória e publicações.

Será um prazer colaborar com a construção do seu conhecimento meu leitor em potencial.

Forte abraço!

Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

PS: Para conhecer melhor minhas qualificações basta acessar meu curriculo lattes pelo link:

http://lattes.cnpq.br/4329309661638530



2 comentários:

  1. Boa tarde, eu sou estudante do 1º ano do curso de Comunicação Social e Educação Multimédia, do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Para a unidade curricular de História dos Media foi-me sugerido realizar um artigo sobre os Media e o Fascismo e, para tal necessito de realizar uma entrevista sobre este mesmo tema. A entrevista pode ser realizada por email. Se estiver interessado em ajudar-me deixo aqui o meu endereço de email: suse_mt@hotmail.com. Gostava muito de contar com a sua colaboração :)
    Atenciosamente,
    Suse Monteiro

    ResponderExcluir

Esteja a vontade para debater ideias e sugerir novos temas.
Forte abraço.
Prof. Dr. Fábio Pestana Ramos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.